Estado da Bahia promove dez procuradores em cerimônia na PGE
- 21/11/2024
- 0 Comentário(s)
Competência técnica e experiência profissional foram os atributos destacados pela atuação dos 10 procuradores do Estado da Bahia, promovidos pelo tempo de contribuição para a advocacia pública, em cerimônia na Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta terça-feira (19). Durante a solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues exaltou o trabalho realizado em cada procuradoria e o valor de reconhecer as pessoas que atuam na PGE.
“Quando uma instituição promove esse reconhecimento interno, é a história da instituição que está sendo contada a partir de cada procurador, de cada avanço que eles ajudaram a construir. Então, eu parabenizo a cada um e a cada uma dos dez promovidos hoje”, avaliou Jerônimo Rodrigues.
Procuradora geral do Estado, Bárbara Camardelli colocou o crescimento da instituição em números. Atualmente 247 procuradores atuam na PGE nas áreas administrativa, fiscal, judicial e no interior. “É aqui que a gente modela os contratos, é aqui que a gente cuida das áreas públicas, é aqui que a gente consegue executar políticas, no sentido do que é o mais correto. Tudo isso representa o trabalho da PGE, além da defesa do Estado, porque a PGE é quem faz a defesa do Estado perante o judiciário. E nossos números hoje são enormes, e mais do que os números, nossos desafios são enormes, porque as demandas sociais são diferentes, o governo precisa ser inovador, precisa ser criativo, e a procuradoria também”, acrescentou Camardelli.
Entre os projetos estratégicos de inovação da PGE estão o redesenho do tratamento da demanda de massa, a implementação da Secretaria Processual Integrada, em 2023, para maior eficiência no tratamento de litígios repetitivos; a utilização de inteligência artificial no uso de dados para embasamento jurídico e modernização dos sistemas internos.
Os procuradores promovidos já têm atuado a partir das novas coordenadas da PGE, alguns deles acompanhando todo o processo de transição, como o procurador Rogério Carvalho, que em 27 anos contribuiu em diferentes setores com sua expertise tributária.
“Nas promoções anteriores eu fui promovido por merecimento, nessa já é por tempo de serviço. Eu brinco muito com os colegas por ser o mais antigo, mas eu sou o mais novo da classe especial”, disse o procurador em tom de descontração. Rogério já passou pelas procuradorias da Fazenda, Fiscal, de Licitações e hoje atua na Procuradoria judicial-tributária.
Outros procuradores também foram promovidos por mérito, que considera titulação, desempenho, publicações e representação em eventos.
Repórter: Milena Fahel/GOVBA