"A Bahia se consolidará como um dos principais centros de inovação e geração de empregos do Brasil", destaca governador durante visita as obras da fábrica da BYD

  • 02/12/2024
  • 0 Comentário(s)

"A Bahia se consolidará como um dos principais centros de inovação e geração de empregos do Brasil", destaca governador durante visita as obras da fábrica da BYD

As obras da nova fábrica da BYD em Camaçari, iniciadas em março de 2024, seguem dentro do cronograma estabelecido com o Governo do Estado. O projeto consolida a Bahia como um polo no setor de veículos elétricos e híbridos, com a previsão de gerar 10 mil empregos diretos até o final de 2025, após o início da operação. Nesta segunda-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues, a CEO da BYD para as Américas e Europa, Stella Li, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram o canteiro de obras para acompanhar o progresso.

A operação industrial terá início em janeiro, com 2 mil vagas iniciais. Esse número será ampliado para 3 mil até março, totalizando os 10 mil ao final do ano. E as oportunidades de trabalho continuarão crescendo, alcançando a marca estimada de 20 mil trabalhadores no local até o final de 2026. “A BYD está fazendo história em nossa terra, e a Bahia se consolidará como um dos principais centros de inovação e geração de empregos do Brasil”, afirmou o governador.

Inovação tecnológica

Durante o evento, a BYD também apresentou um motor híbrido inovador, fruto de uma parceria entre pesquisadores brasileiros e chineses. A tecnologia combina eletricidade e etanol, maximizando eficiência e autonomia. O primeiro veículo com essa tecnologia será o SUV Song Pro, fabricado no Brasil e destinado ao mercado global.

Avanços estruturais

A Fábrica 01, destinada à montagem de veículos, já concluiu 80% da fundação e 40% da cobertura e do piso. O canteiro de obras e a preparação do terreno estão finalizados, enquanto áreas como a Fábrica 10, para inspeção e expedição, e a pista de testes avançam nas etapas de terraplenagem e drenagem. “Estamos orgulhosos do progresso deste complexo, que será um dos mais importantes fora da China. Ele reflete nosso compromisso com tecnologias limpas e sustentáveis”, destacou Stella Li.

Investimento e expansão sustentável

Com investimento inicial de R$ 5,5 bilhões, que pode chegar a R$ 6,5 bilhões, o complexo deve se tornar um marco para o setor automotivo nacional. A previsão é que a fábrica inicie a produção em 2025, com capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, ampliável para 450 mil em etapas futuras.

A segunda fase do projeto, que reutilizará estruturas existentes, está em planejamento. Estudos ambientais estão em andamento, e a BYD deve apresentar o pedido de licença de instalação e o cronograma da expansão em dezembro. Para o ministro Rui Costa, o projeto alia sustentabilidade, inovação tecnológica e desenvolvimento econômico, com impactos positivos na geração de empregos e na transferência de conhecimento.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Agora no Ar

Top 5

top1
1. SÉRIE PERSONALIDADES

REGINA NAVARRO LINS NA SÉRIE PERSONALIDADES

top2
2. SÉRIE PERSONALIDADES

SÉRIE PERSONALIDADES - DRA CLAUDIA PACHECO

top3
3. SÉRIE PERSONALIDADES

SÉRIE PERSONALIDADES Patricia Schmitt

top4
4. PENSAMENTO DOS EMPRESÁRIOS

IVAN FALA SOBRE PENSAMENTO DOS EMPRESÁRIOS

top5
5. Programa Ação Sempre- Ballace 2014

SEMPRE TV - Programa Ação Sempre- Ballace 2014

Anunciantes